quarta-feira, 30 de março de 2016

Uma carta para ti, Pipocas...

Hoje fazem dois anos que nasceste, ontem fizeram dois anos que partiste.
Madrugada do dia 31 e todo o dia 1 de Abril, ironia do destino ou não, pareciam ser mentira. Não estava em mim, acho que só me dei conta do que facto havia acontecido quando foi preciso dar seguimento ao processo legal... Certidão de Depósito Fetal (odeio a burocracia, odeio não te darem o direito de existir enquanto cidadã, só porque nasceste sem vida, odeio o nome daquela porcaria de documento que tenho em casa... Mais uma vez, e como para toda a eternidade, só vais ter vida através de mim, porque o que consta na tua certidão de óbito é o meu nome...), pensar no funeral, assinar papéis (o pai não podia assinar nada, como se não fosses filha dele também), escolher a roupinha que irias levar contigo e o doudou que compramos quando soubemos que eras uma menina... Acho que só aí "caí em mim" e vi que não teria volta, era real, tinha acontecido mesmo, não era nenhuma mentira do 1 de Abril, de facto havias partido, de facto nasceste adormecida naquela terça-feira, dia 01/04/2014.
Passados dois anos, muita coisa mudou... Ensinaste-me muito, mesmo não estando cá fisicamente.
Eu mudei, não sou de longe quem eu era... Naquele dia não foste só tu a morrer, também eu morri... E renasci uma mulher completamente diferente.
Não tento explicar mais o que é a relação de uma mãe e o seu filho que partiu, não vale a pena... Parece cliché, mas só quem passa é que sabe.
Já desisti também de explicar que o facto de ser mãe Francisco não anula o facto de continuar a doer muito não poder ser tua mãe por completo.
Já desisti também de fazer compreender as pessoas que ele não será nenhum traumatizado por me  ver chorar, ou por saber que estou triste.  Como alguém que passou pele mesmo que nós um dia disse, os sentimentos de perda, frustração, tristeza e raiva são sentimentos que fazem parte da vida, e o meu papel enquanto mãe não é contornar as situações que lhe vão aparecer na vida, é justamente ensiná-lo, talvez com um exemplo prático em casa, a lidar com tudo isso da melhor maneira.
Não, e também não vou deixar que ele se sinta triste por não sentir que é o suficiente para mim... Ele é tudo o que eu tenho de melhor, é razão pela qual eu não desisto e continuo, tu e ele, cada um a sua maneira, mantiveram-me sempre com a cabeça fora d'água, a respirar.
Desisti de explicar muita coisa a muita gente, afastei-me de algumas pessoas por não compreenderem e insistirem que eu tenho que fazer à maneira como elas acham correto... Não. Eu faço à minha maneira, como eu me sentir melhor, avanço no meu processo de luto conforme aquilo que eu consigo, não conforme as pessoas querem. Eu perdi-te, só eu sei o quanto dói o sapato que calcei...
Como diz a tia A., quando ouvires essas "frases feitas", acena e sorri,  e é o que aprendi a fazer...
Os pinguins do Madagáscar e a tia A. são quem sabem-na toda.
Sim, também me tornei ligeiramente mais irritada, talvez mais agressiva... Faz parte.
Nem tudo foi bom.
Mas aprendi a dar o devido valor a quem está comigo. Aprendi a dar o devido valor as situações da vida... Ainda estou a aprender a não sofrer antecipadamente, porque a verdade é que que as coisas quando têm que acontecer, acontecem... Independentemente de começar a sofrer 6 meses antes, ou sofrer somente quando acontecer... Ainda é um "processo em construção para mim", uma meta pessoal que quero atingir.
Também quero aprender a gerir melhor as saudades, de forma que não me dilacerem o peito como nos últimos dias. A saudade não deve doer, ou antes, dói de modo saudável, não de modo que nos custa respirar e nos afastar de todos... Quero aprender isso. E vou conseguir.
Mais um ano, e a partir de hoje sinto-me como uma fénix... Continuar em frente e a aprender com a tua partida, a aproveitar o teu mano, a continuar a ser feliz... Por mim, pelo pai e pelo mano, e também por ti, minha Princesa....

Amo-te tanto Leonor...
Saudades, muitas saudades de quando éramos duas no corpo de uma... Saudades de tudo aquilo que me foi negado viver contigo...

Parabéns meu Amor , hoje o céu está em festa! Dois anos de ti, minha Princesa pequenina... ❤

Beijinho minha Pipocas... Daqui até ao céu! 🌠

terça-feira, 29 de março de 2016

A última foto...

Essa foto tem dois anos. E foi a única e a última que tirámos os três, eu, tu e o pai. 
Hoje, mais uma vez, é um dia antagónico.
O teu mano faz hoje 9 meses, e é um dia feliz...

Sou grata à Deus pela vida dele e por mo ter dado, mas sinto uma angústia tão grande, uma dor que não consigo definir, um sensação de vazio imensa... 

Deveria estar a preparar a tua festa de aniversário... Esse ano já compreenderias melhor. Imagino-te comprida, talvez mais branquinha, que o mano (as meninas saem sempre mais aos pais),  com os cabelos aos canudos... Com umas pernocas deliciosas, pois tinhas as pernas iguais as do mano...
Ía pôr-te com aqueles vestidos pirosos e com um laço no cabelo, afinal tinhas que estar linda como uma princesa, era o teu segundo aniversário...
No entanto, só tenho a imagem de ti de há dois anos atrás... Pequenina, a dormir um sono descansado, mas do qual nunca mais irias acordar...
Hoje é um dia daqueles em que acho tudo muito injusto.
Dói muito.
Sinto a tua falta.
Falta-me um pedaço.
Faltas-me tu.

Amo-te Pipocas...
Beijinho, daqui até o céu... ❤

terça-feira, 22 de março de 2016

Dias estranhos...

Sinto-me esquisita.
Parece que ando por aqui a flutuar, como se a vida que estou a viver não fosse minha...
Faltam menos de 10 dias para a minha filha fazer dois anos. Gostava de dizer isso e sentir uma alegria imensa, mas não... Faltam menos de 10 dias para fazer dois anos, também, que ela partiu, antes mesmo de nascer.
Desde essa altura entrei numa espécie de limbo... Neste mês, ainda mais.
As pessoas dizem-me para aceitar, para seguir em frente, para não me culpar... É o que eu tenho feito, ao longo dos últimos dois anos. Mas conseguem perceber que existem dias em que NÃO DÁ? Existem dias piores que os outros, onde só me apetece passar o dia na cama... No entanto, não o faço. E alguém compreende o meu esforço ou acham que não faço mais do que a minha obrigação?
Não falho com o meu filho, que é quem me dá razões para continuar todos os dias, não falho com o trabalho, e até consigo ser feliz... Mas este mês, estes dias... São aqueles em que me apetecia estar sossegada. Sem julgamentos. Sem embirrações.
Um bocado de compreensão, um abraço enquanto eu lavo a minha alma também eram bem vindos...
Tenho saudades de um final de tarde neste lugar... Dentro de Lisboa, mas com uma beleza magnífica...
Tenho saudades de quando tudo era mais fácil...

domingo, 20 de março de 2016

Dia dos Pais

Pequemos textos que eu escrevi, ao longo deste dia que é agridoce para mim...

 ❤  

"Pensam muito em nós, mães, que perderam os seus filhos... Mas esquecem-se que, na maior parte das vezes, que ao nosso lado está alguém que sofre de igual forma, que a dor da perda também lhe atinge, que também pensa no futuro que lhe foi negado, tal como a nós, mães... 
Só que são homens. E os homens não foram feitos para chorar. Os homens não foram feitos para se permitirem sentir. 
Foram feitos para pegar no leme e continuar a levar a vida. 
Foram feitos para serem a coluna de apoio de nós, as mães, e que por isso não se podem ir abaixo. 

Foram feitos para não demonstrarem o que sentem, porque assim dói menos... Ao contrário de nós, mães, que precisamos por para fora todo o vazio e desespero que nos invade depois da partida dos nossos filhos.

Por tanto meu Amor, Feliz Dia dos Pais... 
A nossa Leonor tem muito orgulho de ti, tenho a certeza <3


 ❤  
❤kjljgbkuoiÉ o teu terceiro dia Dia dos Pais, no entanto, o primeiro com um filho vivo nos braços. 
Este dia não me traz boas recordações, não por ser o dia que é, mas ontem fizeram dois anos que fui comprar a tua primeira prenda de dia dos pais, faltavam 10 dias para a Nô nascer... Ela partiu 11 dias depois, e nunca chegaste a ter a tua menina nos braços... 
Mas bem, à parte das minhas memórias, esse ano tens um filho com quem comemorar este dia. 
Um filho que te puxa a barba. 
Um filho que ouve contigo trance.

Um filho que adora que lhe inclines o carrinho. 

Um filho que adora que lhe faças cócegas na barriga e nas perninhas. Um filho que tens cuidado todos os dias para eu ir trabalhar. 
Um filho para quem tens dado o melhor de ti, mesmo que por vezes não saibas bem se é por aquele caminho que deves seguir. 
Eu, enquanto mãe, só tenho a agradecer.
A todo apoio que me tens dado, desde sempre até agora com o nascimento do Francisco. 
A paciência que tens tido (mas aqui há reciprocidade, também eu tenho tido paciência contigo 
😆
) 
Apesar de não estar tudo como eu queria, não podia ter escolhido melhor pai para os meus filhos... Não podia ter escolhido melhor exemplo de Homem para o Francisco. 
Espero que sejas um papá tal e qual a letra dessa música:


"... Menos um dente 
Joelho ralado 
E eu atrás tipo um velho 
Cuidado, cuidado, cuidado... "


Beijinho meu e um aperto de mão à macho do Francisco 
💙
Feliz Dia dos Pais 


 ❤  
I hope so...
A family of four, where three hearts beat and our pink angel watches over us there 's your special place...
A kiss and until now , my little Star 

Happy Father's Day  






💗

💙

quarta-feira, 16 de março de 2016

O nascimento dos amigos dentes

Nascer dentes é uma coisa que custa... Ao bebé, ao pai, a mãe, aos gatos... E acredito que tenha custado a uma mosca que entrou na cozinha hoje, fugiu logo a seguir porque a criancinha gritava IMENSO... E eu já nem sabia se o acalmava, se acalmava ao gato, que é muito solidário à dor da criancinha e mia extremamente alto, como se estivesse a dizer "olha ali a tua cria, está a chorar..."
Enfim... Os dentes dão cabo do juízo. Deixam as pessoas loucas.
E o que mais me irrita, é que daqui há 5 anos, mais coisa menos coisa, a porcaria dos dentes que estão a custar tanto nascer, vão cair!
Oh caramba, não poderia haver mais coerência? Doíam os definitivos e esses nasciam sem esse drama todo?!
O que me vale é o meu arsenal de mordedores e pomadas para os dentes... Entre uma coisa e outra, lá consigo acalmar o moço.

terça-feira, 15 de março de 2016

A prima Bi...

Há dois anos atrás estava preocupada em como ias reagir ao nascimento da prima Leonor...
E queria, queria muito que fossem as melhores amigas uma da outra.
Hoje, vejo que a minha preocupação era infundada, porque tenho a certeza de que a irias recebê-la como recebeste o Kiko.
E não tenho dúvidas, vão ser os melhores amigos. Vão subir às árvores, vão ajudar a avó com as ovelhas, vão andar a melgar ao teu pai enquanto ele trata de tudo e mais alguma coisa no Casal, vão chatear a avó para fazer bolinhos e encherem-se de farinha...
Obrigada por teres entrado na minha vida Bi. Obrigada por não te esqueceres da prima Leonor e ainda te lembrares que ela vive no céu, tal como a "xia" explicou-te quando perguntaste porque eu já não tinha a barriga grande ❤
Obrigada por "protegeres" o pimo Fancisquinho... Continuem assim, a embirrarem um com outro como nesta foto...
"Sai pimo... Tu não sabes pintar, és pequenino. " ❤
Espero que não sejas um rapaz muito chatinho Kiko, porque não me parece que a tua prima vá ter muita paciência para rapazes parvos... tongue emoticon

sábado, 12 de março de 2016

Para a minha irmã pequenina...

Lembro-me de seres pequena.
Lembro-me das tuas bochechas enormes... Meu Deus, eu adorava as tuas bochechas!
Lembro-me de adorar pentear o teu cabelo, apesar de em 5 minutos estar tudo desfeito, tinhas o cabelo tão fininho...
Lembro-me de uma passagem de ano, em que te assustaste com os fogos e te aninhaste no meu colo a chorar, e eu a dizer para teres calma, que já havia passado... Lembro-me da roupa que tinhas vestida neste dia, acreditas?!
Lembro-me de levar-te à escola.
Lembro-me de ajudar-te a fazer os trabalhos de casa.
Lembro-me de teres pesadelos à noite e eu acordar para acalmar-te.
Lembro-me de andares atrás de mim feito uma lapa.
Lembro-me do quanto isso me irritava.
Lembro-me da justiça com a qual a melhor madrasta do mundo sempre nos tratou, ou havia para as duas, ou não havia para nenhuma.
Lembro-me do dia em que me vim embora, vão fazer 16 anos, estava a tua mãe grávida do Yure... Ainda não sabíamos que era um menino. Lembro-me que estavas doente, com febre, de eu abraçar-te na porta de embarque do avião e pedir que tomasses bem conta do nosso irmão.
Lembro-me da falta que senti de vocês quando cá cheguei.
Lembro-me do quanto me custou não ver o Yure (e a Myllena e agora o Miquéias) crescer.
Lembro-me de ficar triste e não estar contigo na fase da adolescência... As irmãs fazem falta nesta altura.
Olho para ti agora e sinto um orgulho imenso. Pela filha, mulher, irmã, esposa e mãe que te tornaste.
Nunca pensei que a minha cabeça de vento pudesse tornar-se tão boa mãe, hehehe...
Para mim és e serás sempre a minha pequenina ❤
Obrigada pelos dois sobrinhos lindos que me deste, amo-vos muito...
Miquéias, a tia do lado de cá também está à tua espera ❤



terça-feira, 8 de março de 2016

Malaysia Airlines

Há dois anos atrás, desapareceu um avião da Malaysia Airlines... Lembro-me de estar a limpar não sei o que e ouvir a notícia.
Lembro-me de pensar que era surreal desaparecer algo tão gigantesco.
Os dias que se seguiram, foi de uma dor intensa... Apesar de estar no final da gravidez da minha Leonor, sentia-me triste... A dor, a dor nos olhos e nas expressões dos familiares, desespero, incredulidade, inércia...
No dia em que a minha Nô partiu, vi todo um programa sobre o que poderia ter acontecido ao avião... Deitei umas quantas lágrimas, ela ainda se mexia...
Ao final da noite, fui eu a ficar com o rosto transfigurado de dor, de incredulidade...
Depois do funeral da minha filha, ainda continuei a ver uma e outra notícia sobre o tal avião... E com dor, disse que ainda bem que pude dar uma despedida digna à minha filha, sei para onde ela foi e foi muito importante para mim... Saber que o corpo dela andava no hospital, para trás e para frente era aterrorizador.
E o que sentem aquelas famílias, que apenas tiveram o mar como sepultura dos seus entes queridos?
Hoje é Dia Internacional da Mulher, é verdade...
Mas não foi disso que me lembrei mal abri os olhos... Lembrei-me sim, que faziam dois anos que aquele avião desapareceu. Lembrei-me que fazem dois anos que aquelas famílias esperam por notícias. Lembrei-me que há dois anos, tal como a mim, a vida daquelas pessoas foi mudada para sempre.