quinta-feira, 12 de março de 2015

Existem coisas do caraças...

Nunca, em todos os meus 31 anos de vida, me senti preparada para enterrar ou cremar a minha mãe...
Ninguém fica para a semente, é um facto, mas era demasiado surreal ter que enterrar a minha mãe... Não me sentia preparada.
No entanto, no próximo dia 5 faz um ano que tive que cremar a minha filha... O caminho inverso, a minha filha. De repente, ao me ver confrontada com isso, descobri que, afinal, me sinto preparada para o dia em que a minha mãe partir... Nada tem a ver com dor ou saudade, isso vou sentir sempre. Mas a verdade é que eu não me sentia preparada para lidar com a morte de alguma pessoa tão próxima , mas agora estou... Porque a morte... Faz parte da vida. As duas estão implícitas uma na outra, a única certeza que temos, todos, é que um dia a morte chega... Mais cedo ou mais tarde, acabamos todos por lá parar.
Compreendi também que a vida vai de facto muito para além da morte. E não estou a falar da parte fantasmagórica da coisa (até porque nisso não acredito), estou a falar que naquele dia, no dia do enterro ou da cremação, apenas nos despedimos do corpo físico do nosso ente querido que partiu... Aquela pessoa vai estar para sempre viva em nós. A recordação que temos com elas vão sempre fazer com que elas estejam na nossa vida. Claro que existem as saudades... E essas às vezes doem mais do que aquilo que imaginamos, mas de uma forma muito simples, continuamos ligados aquela pessoa que partiu.
Ninguém deixa de ser mais mãe ou pai porque faleceu... Nenhum filho deixa de ser menos importante porque faleceu antes dos pais... Continuam sempre vivos.
A minha filha foi ter com Deus antes de mim... Mas não é por isso que lhe sinto menos minha. Nasceu de mim. Fui eu que a carreguei, amei e pus sem vida no mundo... Tenho uma ligação eterna com ela... Uma ligação que vai para além da morte.
E posto isso, espero que a minha mãe leve muito tempo até que vá ter com a Nô... Mas quando acontecer, não é um adeus para sempre... É um até já. Porque um dia estaremos as três juntas, eu, a minha mãe e minha Nô... <3

Amo-te Pipocas!...

Beijinho da mãe <3

Sem comentários:

Enviar um comentário